QUEM SAI NA FRENTE BEBE ÁGUA LIMPA

"Quem sai na frente, bebe água limpa"

Alex Sandro Rodrigues Cardoso

 

Vivemos momentos turbulentos. Inflação em alta, mercado retraído, tanto em bens tangíveis quanto em intangíveis, queda já comprovada do PIB ocasionando recessão.O cenário para 2016, que era de retomada, já mostrou que veio na continuidade da Depressão Econômica.

Política não acertadas e assistencialistas do Governo Federal nos últimos 5 anos colocam em cheque todo o esforço que o povo brasileiro fez desde a URV, nos idos de 1994/1995, quando da estabilização da economia.

Criou-se uma classe média, o que não tínhamos até a década de 1990. Esta classe média, base para uma economia saudável em qualquer país, aprendeu a consumir. Mas desprendeu a poupar, a fazer contas, a ajustar seu orçamento com seus ganhos reais.

A Classe Empresária também passou a ser mais arrojada, mas com o nível de educação corporativa que temos em nosso histórico como país muitas vezes nos deparamos com grandes empreendedores que não tem bagagem ou preparo para os saltos que dão.

Mais do que nunca crédito passou a ser chave na economia. O que era antes uma economia fechada, onde não se tinha acesso nem a bens de capitais nem a importações, mercado exterior, etc. Éramos uma ilha, que se abriu muito rapidamente e foi extremamente próspera por 2 décadas. O acesso ao crédito foi um marco na história do país, onde o acesso ao crédito tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física foi facilitado.

Nesse contexto todo, torna-se importante, aliás, determinante, indispensável e quase obrigatório, que os Credores sejam ágeis, eficientes e profissionais na recuperação de crédito. São muitas as possibilidades à disposição dos credores, aliás, como nunca se viu antes, a legislação vem dando a dica nos últimos 10 anos, que o crédito não estará mais para o inadimplente.

Não fique parado olhando o dinheiro sair de um bolso para o outro sem passar pelo seu, torne-se sujeito ativo nesse processo de recuperação de crédito, afinal quem sai na frente "bebe água limpa".

Alex Sandro Rodrigues Cardoso é advogado pós-graduado em direito civil, processo civil e especialista em direito médico. Procedente do mercado financeiro, atua como Consultor e Gestor de Crédito, Riscos, Recuperação de Crédito e Planejamento Financeiro. Conselheiro de Administração do Sistema de Crédito Cooperativo Unicred.

 

Data: 16/11/2016

Fonte: www.gazetadigital.com.br


Estratégia
Planejamento
Ações Concretas
Resultados!